quarta-feira, 21 de julho de 2010

Segura essa, Ford Prefect: Betelgeuse está em crise (mas não vai explodir)


Créditos da imagem: Hubble
Más notícias, mochileiros das galáxias: parece que Betelgeuse, o lar de nosso querido Ford Prefect, pode estar realmente desaparecendo. A estrela gigante ocupa o décimo lugar no ranking de estrelas mais brilhantes e é o segundo maior astro visível da constelação de Órion, mas desde 1993 o corpo celeste tem diminuído com uma velocidade inacreditável.
O legal é que Betelgeuse não está perdendo seu brilho, apenas tamanho – a estimativa é que suas dimensões tenham diminuído 15%, o que não é comum para gigantes vermelhas. Pelo tamanho e massa da estrela, é possível prever que sua morte pode gerar uma supernova tipo II, que pode iluminar uma galáxia inteira.
Por conta desses acontecimentos estranhos, um monte de blogs e fóruns científicos tem considerado, nos últimos dias, a possibilidade de Betelgeuse se tornar uma supernova ainda neste ano. Balela, gente. É praticamente impossível prever esse tipo de acontecimento, ainda mais à distância. Isso sem falar que a morte da estrela não afetaria a Terra – a gente conseguiria ver o espetáculo pirotécnico sem precisar se preocupar com o Armagedon. Afinal, todos já sabem que o fim do mundo é culpa dos Vogons, mesmo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário