quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que é o Nintendo 3DS?


por Guilherme Pavarin

Nintendo 3DS: como funciona e o que traz de novo o console portátil que promete imagens 3D sem a necessidade de óculos especiais
Joguemos nossos óculos de papel na lata de lixo reciclável (o de cor azul, por favor). A Nintendo promete trazer, em 2011, o primeiro videogame portátil com imagens tridimensionais sem precisar de nenhuma lente especial. Basta ligar o 3DS e, pronto, um encanador de macacão vermelho saltará da tela.Bom, mas antes das ovações, é melhor explicar o funcionamento da coisa toda, conforme foi apresentado na E3 por Satoru Iwata, presidente da empresa. A mágica, segundo o chefão, está na tela superior de 3,5 polegadas com resolução de 800 x 240 pixels, que é capaz de “distribuir” 400 pixels para cada olho e gerar a imagem 3D. Parece simples, não?
Vale lembrar, todavia, que o jogador só consegue visualizar o efeito tridimensional quando está com os olhos pousados bem na sua frente, em linha reta. Em qualquer outra posição, a imagem 3D do console aparece desfocada, cheia de imperfeições.
Tanto é verdade que, por temer um marketing negativo, a Nintendo não permitiu que nenhum veículo fotografasse ou filmasse o aparelho em Los Angeles. A companhia até usou uma velha e agressiva tática de milícia, por sinal, escalando um batalhão de belas modelos femininas para sorrir e cercar o gadget durante a apresentação.


Dá para regular o efeito 3D?
Sim. Dependendo do jogo, o efeito tridimensional pode mudar de intensidade. O grande truque está em um botão lateral (3D Depth Slider) que pode aumentar ou diminuir os efeitos estereoscópicos. Isso significa que um jogo do Mario pode ser incrível no 3DS de um jeito, mas ser completamente atordoado com a mesma configuração em outro título. Traduzindo: a boa resolução 3D dependerá também da percepção e do esforço do usuário.



O que é aquele botão novo ali na esquerda? Ó não, os controles mudaram!
Acalme-se, é apenas um controle adicional muito útil: um direcional analógico igual ao do PSP. Fora isso, o Nintendo 3DS também traz novos sensores, como acelerômetro e um recurso de sensibilidade a inclinações, que servirão, de acordo com a empresa, para novas modalidades de jogos. Há ainda uma comunicação sem fio automática, o que significa que o usuário poderá receber atualizações e conteúdos enquanto está usando o aparelho. A tela LCD de baixo (3 polegadas e resolução de 320×240) por sua vez, continua sensível ao toque como a antiga versão do DS. O microfone também continua ali, intacto.

E a câmera também mudou?
Uma das grandes novidades é que, agora, há duas lentes de câmera que, combinadas, podem tirar fotos em 3D. Mas é bom ressaltar que a possibilidade de armazenamento do 3DS é de 2GB.
Só faltava dar para assistir a filmes 3D!
Faltava. A Nintendo anunciou que já negociou parcerias para reproduzir filmes em 3D de grandes empresas de Hollywood no portátil. Até o momento, Disney, Warner Bros e Dreamworks.

Hum, mas e as empresas que farão jogos para o 3DS? São muitas. Os destaques ficam para Electronic Arts (que trará “Fifa Soccer” e “Madden”), Capcom (“Resident Evil” e “Street Fighter”), Square Enix (“Kingdom Hearts”) e Konami (“Metal Gear Solid”). Ademais, haverá títulos da própria Nintendo, como Paper Mario, Zelda, Pilotwings e Mario Kart. O mais interessante é que alguns jogos de Nintendo 64 serão remodelados para 3D e lançado na plataforma, como “Star Fox 64″ e “Zelda: Ocarina of Time”, por exemplo.



As medidas e as cores, por favor?Fechado, o 3DS tem 5,3 polegadas de largura, 2,9 polegadas de comprimento e 0,8 polegada de altura. O peso é de 226 gramas, um pouco mais pesado que as versões anteriores. Já as cores disponíveis serão preto, azul e vermelho.


Legal, digamos que eu esteja interessado; quanto custa e quando começa a ser vendido?A Nintendo ainda não revela detalhes de data, preço e disponibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário