quinta-feira, 8 de julho de 2010

Jogos do orkut anulam atrativo do Facebook


O orkut começou a avançar sobre o terreno que fez o Facebook crescer no Brasil em 2009: os games. Na rede social do Google, eles estão conquistando uma multidão.
Foi-se o tempo em que os aplicativos voltados apenas para interação entre usuários, como BuddyPoke, ocupavam o topo do ranking. Agora, os jogos disponíveis no orkut copiam na cara dura todas as características que garantem a popularidade de Farmville, Mafia Wars e similares no Facebook. A tática de guerrilha tem funcionado. Desde novembro, quando essa nova onda começou a ganhar força, o BuddyPoke começou a perder posições para os novos concorrentes.
Hoje, os games que lideram a lista dos aplicativos mais usados no orkut são Mini Fazenda (ocupa o 1º lugar, com 3,9 milhões de instalações), Colheita Feliz (13,3 milhões), Joga Craque (3,3 milhões) e Segredos do Mar (1,1 milhão). O BuddyPoke só surge na quinta posição. Embora conte com o recorde de 41 milhões de instalações, menos de 12% dos usuários o utilizam por semana. Na nova safra de jogos, as taxas superam os 70%. Há uma outra diferença. Eles trazem itens que podem ser comprados com dinheiro de verdade, como no Facebook. O ponto negativo é que ainda trazem uma série de bugs e instabilidades são comuns.
Se o divertimento de Farmville e companhia foi um dos principais motivos que levaram uma horda de pessoas a migrar do orkut, o êxodo começa a ser freado. O Google perdeu a guerra social no mundo, mas parece que tem defendido muito bem suas fronteiras no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário