Projeto da Universidade de Stanford, nos EUA, levou mais de cinco anos para ser concluído
por Redação GalileuOs cientistas adoram buscar inspiração na natureza e no centro de pesquisa de design da Universidade de Stanford, nos EUA, não é diferente. Mark Cutkosky, professor de engenharia mecânica, e seus colegas têm trabalhado nos últimos cincos anos para construir um robô que consiga escalar paredes verticais.
Seu mais recente protótipo é o Stickybot, inspirado no lagarto "gecko", que tem capacidade de escalar qualquer superfície vertical, inclusive vidro. Os "pés" do robô foram construídos para tentar simular as patas do lagarto, que têm membranas e cerdas que "grudam" nas superfícies e facilitam o movimento do animal por superfícies verticais.
A última versão do robô tem uma estrutura de duas camadas para o pé, com um material adesivo de borracha que contém fios de polímeros minúsculos que permitem que o robô suba painéis de madeira, metal ou vidro.
A etapa seguinte da equipe de pesquisa é conseguir construir um robô com rotação nos "tornozelos". Segundo o site Discovery News, o objetivo final dos pesquisadores é aumentar o tamanho do robô para que ele consiga carregar pessoas pelas paredes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário