terça-feira, 28 de setembro de 2010

Experimento permite controlar Super Mario apenas com os olhos

Engenheiros de laboratório dos EUA criam sistema que faz com que movimentação do globo ocular interfira em videogame

por Redação Galileu

O sonho de poder controlar os jogos de videogame apenas com o poder da mente está cada vez mais perto. Engenheiros do Waterloo Labs, sediado em Austin, no Texas, criaram um sistema que usa eletrodos para permitir que uma modificação do Nintendo antigo seja jogada apenas com a movimentação dos olhos.

  Reprodução
Engenheiro do Waterloo Labs contorla o Mario apenas com os olhos (Reprodução)

No experimento, o jogo usado foi o clássico Super Mario Bros. 2, da Nintendo. Segundo explica o Gadget Lab, da Wired, o projeto só foi possível porque nossos olhos são polarizados com uma carga negativa na parte traseira e uma carga positiva na frente.

Quando o olho se movimenta de alguma maneira, ele gera um ínfimo campo de eletricidade, que é captado pelos eletrodos e transmitido para um circuito que "interpreta" os sinais e transforma em comandos para o videogame. Com isso, o Mario pula quando o jogador olha para cima, corre para o lado se o jogador olhar para a esquerda e assim por diante.

Assista ao vídeo e veja como é possível controlar o Mario com os olhos (em inglês):

Os engenheiros do Waterloo Labs ficaram conhecidos na internet no fim de 2009, quando divulgaram um vídeo mostrando que era possível dirigir um veículo usando um iPhone, como se fosse um carro de controle remoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário