domingo, 20 de setembro de 2009

Enxergando com o ouvido


Entenda como os neurônios da visão melhoram a audição de pessoas cegas.

Você sabia que o cérebro pode se modificar a todo momento? Quando você aprende uma coisa nova, seu cérebro se modifica. Quando você treina muito para fazer algo, ele se modifica mais ainda. É isso que acontece também no cérebro de uma pessoa deficiente, como é o caso do cego. O cérebro se modifica e, muitas vezes, se adapta positivamente, permitindo que a pessoa desempenhe melhor várias tarefas.

Nos cegos, os neurônios da visão – como o Ocipitaldo Luzes – ficam sem função, e então vão ajudar os da audição – como o Olivio Gravador. Nas pessoas normais, acontece a mesma coisa: se você estuda violão e pratica muito, muitos neurônios como o Giraldo Cerebelim ficam interessados em controlar os dedos da mão. Essa propriedade recebe o nome comprido de neuroplasticidade, e é tanto maior quanto mais jovem for a pessoa. Melhor para você, hein?! E como é que funciona a neuroplasticidade?

Ora, os neurônios que moram em cada região do cérebro funcionam um pouco com as características próprias que receberam dos pais desde o nascimento, mas um pouco também em função do ambiente. Por isso você deve brincar bastante – e não precisa ser brinquedo complicado não! Ler é ótimo, porque ativa a imaginação, e a imaginação desenvolve o cérebro. Jogar bola, andar de bicicleta, ir à praia, tudo isso é muito bom para o cérebro. E estudar na escola é melhor ainda!

Por: Roberto Lent, Professor do Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário