segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cutucar o nariz é normal

É Gostoso e Não Faz Mal

Cutucar o nariz é um hábito bastante popular – principalmente entre os jovens. Da mesma forma, é uma prática malvista pela maioria das pessoas. Por que, então, tantos adolescentes “limpam o salão” e, ainda pior, até comem o “tatuzinho”?

Partindo dessa inquietação os doutores Chittaranjan Andrade e B.S. Srihari, do Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociências de Bangalore, na Índia, criaram um questionário e aplicaram em estudantes de quatro escolas locais. A preocupação deles era bastante legítima: todo comportamento humano, se levado a extremos, pode ser considerado um problema de cunho psiquiátrico. O mesmo vale para quem gosta de cutucar o nariz. O questionário incluía questões como:
• Na sua opinião, que porcentagem da população cutuca o nariz?
• Quantas vezes você costuma cutucar o nariz por dia?
• Você cutuca o nariz em público?
• Como você cutuca o nariz? Com o dedo ou com um lápis?
• Você já comeu a secreção nasal alguma vez?
• Você considera que é viciado em cutucar o nariz?

A pergunta que se revelou mais importante, porém, era “Por que você cutuca o nariz?” Ela tinha seis respostas possíveis (e cada entrevistado podia anotar todas as que se adequassem à sua “realidade”): para limpar a cavidade nasal, para acabar com o desconforto ou a coceira, por razões cosméticas, para higiene pessoal, só por hábito ou por puro prazer mesmo.
Perto de 200 jovens responderam às questões. Em seu relatório, os professores indianos revelaram que o hábito de cutucar o nariz é comum a todas as classes sociais e que menos de 4% dos entrevistados disseram nunca ter feito isso. Metade dos estudantes entrevistados informou que mexe no nariz quatro ou mais vezes por dia – enquanto 7% declararam que o fazem mais de 20 vezes por dia!!! Cerca de 11% garantiram que têm esse hábito “por puro prazer”. E 4,5% admitiram que comem a secreção nasal de vez em quando. Andrade e Srihari descobriram ainda que 14% dos jovens que futucam o nariz têm outras manias, como roer unhas ou coçar alguma parte do corpo com freqüência.
O jornal Times of India, o mais importante do país, publicou trechos do trabalho sob o título: “Cientistas indianos cavam fundo”. Mas, afinal, cutucar o nariz é um distúrbio psiquiátrico? “Desde que praticado com moderação”, garante o doutor Andrade, “esse é um hábito perfeitamente normal.”

E você cutuca o nariz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário