quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comer insetos faz mal?

por Ângela Pimenta e Bárbara Soalheiro (revista super interessante)
Se você respondeu que sim, e ainda fez cara de nojo, não sabe o que está perdendo. Além de não fazer mal algum, muitos insetos podem ser tão nutritivos – e saborosos – quanto vários outros bichos que colocamos no prato todos os dias. “O nojo que nós, ocidentais urbanos, temos por esses seres é puramente cultural”, diz Bill Yosses, chef do badalado restaurante nova-iorquino Citarella.
Mas nada de sair em busca de bichinhos dentro dos armários de cozinha. Insetos podem estar contaminados por pesticidas e todo tipo de doenças. Se você realmente quiser encarar os cascudos, recorra a criadores. Além disso, algumas espécies contêm glândulas venenosas que devem ser retiradas ou neutralizadas com o cozimento em fogo alto.
Repastos de insetos são apreciados por povos em todo o planeta. Só para se ter uma idéia da extensão dessas patinhas pela gastronomia, a bióloga mexicana Julieta Ramos-Elorduy estima que pelo menos 1 417 espécies apareçam em menus de todo o mundo. Ricos em proteínas e pobres em carboidratos e gorduras saturadas, formigas, cigarras e cupins são muito melhores para a sua cintura e nível de colesterol do que uma boa picanha ou macarronada.
A lista de vantagens não pára por aí. “Insetos são baratos, fáceis de encontrar e muito simples de preparar”, diz o entomologista Louis Sorkin, do Museu Americano de História Natural. Usá-los como alimento também pode ser benéfico para o ambiente. “Comemos poucas espécies de animais e isso causa um desequilíbrio na natureza”, diz David Gordon, autor de Eat-A-Bug Cookbook (O livro de receitas “Coma um Inseto”, inédito no Brasil).
E, se você ainda está com aquela expressão de “urgh!” no rosto, saiba que o FDA – o órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos – permite que fabricantes incluam até 60 fragmentos de insetos por 100 gramas de alguns produtos. Isso significa que, se você é fã de chocolates importados, já anda comendo muita mosca por aí.

E ai?! Vamos encarar? Confira as receitas abaixo!
Cardápio antenado
O melhor da culináriainsetívora do mundo

Casquinha com recheio
Inseto: Larva de besouro
Onde se come: Estados Unidos
Modo de preparo: O prato de preparação mais fácil é au naturel. Pegue uma porção de larvas vivas e limpas, coloque na boca e bom apetite!
Calorias*: 760 (só perde para carne de porco)

De tirar a voz
Inseto: Cigarra
Onde se come: México, Vietnã e Japão
Modo de preparo: Devem ser assadas ou fritas até que fiquem bem crocantes
Calorias*: 470

Bunda apetitosa
Inseto: Formiga
Onde se come: México, Colômbia e Brasil
Modo de preparo: No Brasil, o prato mais típico é a farofa de formiga. Normalmente a cabeça e as asas são retiradas, e o abdômen e a bunda (considerada a parte mais apetitosa) são fritos no óleo e misturados com farinha de mandioca. Na Colômbia, formigas em saquinho, como se fossem pipocas, são um aperitivo bastante comum
Calorias*: 596

Cri-cri Crocante
Inseto: Grilo
Onde se come: Ásia, África, Américas
Modo de preparo: Junto com o gafanhoto, é o inseto mais popular nas refeições. Os grilos devem estar vivos antes de ir ao forno, o que dá um trabalho danado
Calorias*: 121. Ricos em cálcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário