quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Buraco Negro

Existem muitos mitos sobre buracos negros.
Alguns imaginam que eles são imensos túneis que nos transportam para outras dimensões, outros que são gigantescos aspiradores de pó espaciais e sugam tudo o que encontram pela frente.
Mas isso não é verdade, embora os astrônomos ainda estajam descobrindo muita coisa sobre eles. O que se sabe até agora é que eles surgem quando estrelas muito grandes, até 15 vezes maiores do que o Sol, explodem, entram em colapso e se transformam em objetos que possuem uma força de atração muito grande tão grande que até mesmo a luz fica presa dentro dele.
Você Sabia...

  1. Os buracos negros não são buracos. Muito pelo contrário. Eles são astros com uma quantidade gigantesca de matéria (ou massa) muito, muito comprimida.
  2. Imagine se alguém espremesse a Terra e tudo o que existe nela até ela ficar do tamanho de uma bola de gude. Num buraco negro, tudo está apertado assim, só que, mesmo apertado, ele pode ser milhares de vezes maior do que o Sol.
  3. O nome buraco negro foi inventado pelo astrônomo americano John Archibald Wheeler. Ele deu esse nome porque todos os corpos siderais que caem dentro dele não conseguem sair jamais. Antes dele, eles eram chamados de estrelas congeladas.
  4. Com tanta massa concentrada, os buracos negros têm uma força de atração imensa no seu centro. Essa força consegue puxar para dentro deles tudo o que está dentro da sua linha de alcance que está até 3 quilômetros de distância. Nenhuma forma de energia consegue escapar de dentro dele.
  5. O buraco negro não é um grande aspirador de pó do universo. Ele suga apenas o que cruza sua linha de alcance
  6. Se o Sol se transformasse em um buraco negro – embora isso não seja possível -- ele sugaria os objetos do espaço que estivessem a até 3 quilômetros de distância. Os planetas do Sistema Solar, que estão muito mais longe, não seriam sugados por ele
  7. É impossível ver um buraco negro. Você não conseguiria isso nem com o telescópio mais potente do mundo. Isso acontece porque nem a luz consegue escapar dele.
  8. É impossível ver um buraco negro. Você não conseguiria isso nem com o telescópio mais potente do mundo. Isso acontece porque nem a luz consegue escapar dele.
  9. Existem dois tipos de buracos negros. Os menores têm massa superior à de 3 sóis juntos. Outros são muito maiores e podem ser um milhão de vezes mais pesados do que o Sol. Eles ficam no centro de algumas galáxias.
  10. O primeiro buraco negro foi identificado ao lado da estrela Cygnus X-1, em 1971, a 8 mil anos-luz da Terra. A identificação só foi possível porque a estrela emitia raios X e isso, geralmente, acontece quando uma estrela é sugada para dentro de um buraco negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário