quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bichos: Aranha

Onde vive: No mundo inteiro, menos na Antártica.

O que come: Insetos. Algumas espécies caçam filhotes de ratos e pássaros, lagartos e sapos.
Peso:As caranguejeiras pesam 15 gramas. As maiores, como a Theraphosa, podem ter cerca de 80 gramas.
Tamanho:Entre meio centímetro e 4 centímetros de corpo.
Tempo de vida:Entre 4 e 6 anos. A caranguejeira pode viver até os 25 anos.

Você Sabia...

  1. Existem 38 mil espécies de aranha. A maior aranha é a Theraphosa leblondi, cujo corpo mede 9 centímetros e a distância entre as suas patas chega a 28 centímetros. A menor é a Microlinypheus, que tem cerca de 1 milímetro de corpo e vive na Tasmânia, Austrália.
  2. Todas as aranhas fabricam fios de seda, mas nem todas tecem teias. Os fios também servem para construir abrigos e proteger os ovos.
  3. A aranha armadeira não faz teia. Ela gosta de ficar em bananeiras e na vegetação. Quando entra em casa, adora se esconder dentro de sapatos, por isso é preciso bater os calçados antes de calçá-los.
  4. A aranha armadeira é muito ágil. Fique longe, pois ela é a campeã de acidentes no Brasil. Quem é picado sente muita dor e precisa ir rapidinho ao hospital para receber um soro especial.
  5. A aranha mais venenosa do Brasil é a marrom. Seu veneno pode até matar, mas a picada não dói. Ela vive em pilhas de tijolos, entulhos e barrancos, cascas de árvores e cavernas.
  6. A tarântula caranguejeira pode viver até 25 anos e consegue viver até três meses sem comer.
  7. A aranha não fica grudada em sua própria teia. Ela sabe bem onde passou cola e suas patas são bem finas e não grudam.
  8. A maioria das aranhas leva cerca de 30 minutos para fazer a teia. Mas a aranha-de-teia (Nephilengys cruentata) a constrói por etapas e leva 40 minutos em cada pedacinho: são vários dias para terminar a tarefa.
  9. O sangue das aranhas é meio azulado, pois possui cobre, um metal que fica azul ao se combinar com o oxigênio do sangue.

Piada

– Garçom, tem uma mosca na alface.

– Não se preocupe. A aranha atrás do tomate já viu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário